BLOG DO PÍLULAS JURÍDICAS

Compromisso: OAB/SC vota pelas eleições diretas para escolha da Diretoria do Conselho Federal



Na noite da última quarta-feira (19) foi pauta da Comissão Especial de Avaliação das Eleições no Sistema OAB o voto direto para a eleição da Diretoria do Conselho Federal da OAB. O conselheiro federal por Santa Catarina, Fábio Jeremias de Souza e membro da referida Comissão, votou e reafirmou a posição da Seccional de Santa Catarina pela eleição direta, pelo fim do “chapão” e pela implementação da votação on-line, sem abrir mão da discussão de outros temas que visam à melhoria do sistema.


Em seu voto, o conselheiro federal ressaltou que as deliberações pela eleição direta foram tomadas por unanimidade e firmadas no Conselho Pleno da OAB/SC do dia 06 de setembro de 2019 e no 93º Colégio de Presidentes de Subseções da Seccional, realizado nos dias 13 e 14 de setembro do mesmo ano.


Conforme Jeremias, a sistemática atual precisa ser modificada: “A participação das advogadas e advogados nessa escolha precisa ser ampliada. É público e notório que há esse sentimento, há essa expectativa da advocacia. Portanto, é grande e histórica a responsabilidade deste Conselho Federal”.


Foi consignado ainda que o respeito ao sistema federativo, no caso da OAB, é importante para garantir a igualdade entre todas as Seccionais e, consequentemente, a atenção a todas as advogadas e advogados.


“Mais uma vez Santa Catarina está saindo na vanguarda, propondo um debate como esse, que é sensível e importante à classe. Temos uma posição em prol de mais democracia, pela eleição direta e mantendo o sistema federativo que assegura representatividade a todos os estados, do menor ao maior”, declarou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.


Os debates devem ser concluídos na próxima sessão, sendo que na sequência serão submetidos ao Conselho Pleno da OAB.


Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

2 visualizações0 comentário

Projeto e Design

CRIATIVIDADE COLETIVA

Compyright © 2020 Áurea Almeida