O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou, no dia 15.06.2020, a cartilha "Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?". O lançamento foi por meio de uma live no Facebook, às 16h.
O material, de iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), esclarece dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra pessoas idosas. Além disso, induz à conscientização social sobre este grave problema e instrui sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar.
"Almejamos que o conteúdo dessa cartilha alerte e conscientize a sociedade brasileira sobre o grave problema da violência praticada contra os nossos idosos no Brasil, para que, juntos, possamos promover e defender os direitos desse seguimento populacional", destacou o titular da SNDPI, Antônio Costa.
O material esclarece o que é violência patrimonial, violência sexual contra a pessoa idosa e responde se discriminação também é violência. Informa, ainda, sobre a violência contra a pessoa idosa durante o confinamento social e traz também uma lista de delegacias especializadas.
A live de lançamento da cartilha "Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?" será na página do Facebook do MMFDH, às 16h, com a presença do secretário Antônio Costa.
Dia mundial de conscientização
15 de junho é o dia dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas com o uso da cor violeta em todo o mundo. O principal objetivo é criar uma consciência mundial da existência da violência contra a pessoa idosa para o seu enfrentamento.
Fonte: Governo Federal
ความคิดเห็น