BLOG DO PÍLULAS JURÍDICAS

Panorama setorial avalia evolução dos serviços de telecom no segundo trimestre de 2020



O Panorama Setorial do segundo trimestre de 2020 é um relatório publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que aponta os destaques da evolução do setor no Brasil, por meio dos números de acessos dos serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga fixa. Também está disponível a edição de junho dos Infográficos Setoriais, página que sintetiza e complementa o Panorama Setorial, com versões em português e inglês.


São destaques do Panorama Setorial:


  • Acessos pós-pagos desaceleram na telefonia móvel: a trajetória de crescimento mensal dos acessos do tipo pós-pago foi interrompida nos últimos meses. Continua em destaque o crescimento da tecnologia 4G, que representa 70,1% dos acessos do serviço com mais de 159 milhões de usuários.


  • ​Telefonia fixa mantém redução de linhas em junho: a telefonia fixa registrou redução de 4,2 milhões de contratos nos últimos 12 meses – mais acentuada nos acessos das concessionárias. Já as autorizadas apresentaram uma redução de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.


  • TV por assinatura perde 1,6 milhão de clientes em 12 meses. No mês de junho de 2020, o serviço fechou com 15,2 milhões de acessos em comparação a 16,8 milhões no mesmo período de 2019 (queda de 9,8%).


  • Fibra ótica em ascensão na banda larga fixa: continua em destaque o aumento significativo da tecnologia de fibra ótica no serviço de banda larga fixa: são 13,1 milhões de acessos dessa tecnologia no país (38,6% do total de assinaturas), um aumento de 66,6% nos últimos 12 meses. Os acessos totais do serviço também registraram crescimento, fechando o mês com 33,9 milhões de acessos.



Os documentos estão disponíveis na página de Relatórios de Acompanhamento 2020.



Fonte: Anatel

5 visualizações0 comentário

Projeto e Design

CRIATIVIDADE COLETIVA

Compyright © 2020 Áurea Almeida