BLOG DO PÍLULAS JURÍDICAS

Setembro Amarelo: Cartilha foi lançada para orientar famílias sobre prevenção ao suicídio

Atualizado: 10 de Set de 2020



"Acolha a vida! Porque a vida vale a pena”. Esse é o tema da cartilha elaborada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em celebração ao Setembro Amarelo – mês da campanha de conscientização da prevenção ao suicídio. O lançamento ocorreu dia 08.09.2020 e foi transmitido pelo Facebook do MMFDH.

O material destinado às famílias, educadores, conselhos tutelares, líderes comunitários, religiosos e à sociedade como um todo traz informações sobre a violência autoprovocada e o suicídio. Também destaca a importância da prevenção ao revelar o número de casos registrados no Brasil. Entre 2006 e 2015, houve um aumento significativo. A taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras saltou 24%.

A cartilha da Secretaria Nacional da Família (SNF) elenca ainda as principais causas associadas à autolesão e ao suicídio. O problema pode estar relacionado a uma dor profunda motivada por algo no ambiente familiar e afetivo, à depressão ou circunstâncias que envolvam perdas de parentes, de emprego, de relacionamentos e até mesmo à insatisfação crônica com a vida.

“Novamente nos unimos para a conscientização sobre o perigo do suicídio. Queremos despertar nas famílias o seu papel fundamental no carinho, no acolhimento, na compreensão das pessoas que estão sofrendo e que podem demonstrar algum indício de patologia nesse sentido”, afirma a secretária nacional da família, Angela Gandra.

Dentro das ações traçadas pela SNF, também está o “Projeto Acolha a Vida”. A iniciativa foi desenvolvida em cumprimento às “Metas Nacionais Prioritárias da Agenda de 100 dias de Governo”. A medida atende à Meta 20 que estabeleceu a criação de uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e à automutilação de crianças, adolescentes e jovens.


Setembro Amarelo

Em 2003, o dia 10 de setembro foi instituído Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, em apoio à iniciativa, o período do Setembro Amarelo tem sido marcado pela ampliação dos debates sobre a prevenção do suicídio no país.

A campanha, que ganha força neste mês, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao longo dos próximos 30 dias, serão promovidas atividades de conscientização.


Baixe seu exemplar através do link:


https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/acolha-a-vida/cartilha_orientcao-familias-v0809.pdf


Para dúvidas e mais informações: gab.snf@mdh.gov.br


Atendimento exclusivo à imprensa: Assessoria de Comunicação Social do MMFDH (61) 99558-9277

Fonte: MMFDH

8 visualizações0 comentário